quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UMA ESCRITORA


SONINHA PORTO, mulher gaúcha, de Cruz Alta, terras das Missões do Rio Grande do Sul. Estudou no Colégio Sévigné, é Bacharel em Relações Públicas pela PUC/RS (1979). Trabalhou por mais de 20 anos em banco e aposentou-se precocemente em 1998. Casou-se duas vezes e tem 3 filhos, suas obras primas..
Iniciou sua vida literária em 2002, ao entrar no mundo virtual, despertada que foi pelos versos e mensagens que recebia pela internet e pela leitura de grandes poetas, entre eles Mário Quintana, e aos poucos foi fazendo suas poesias. Em 2005, a convite de uma amiga, entrou no orkut e seu olhar voltou-se direto para o mundo poético emergente naquele site.Trabalhou como Assessora da CAPORI, 2006/2007 e não parou mais. Atualmente escreve para vários sites e blogs ligados à literatura interagindo com poetas, escritores e artistas realizando, sempre que possível, encontros e saraus para promover a poesia.Teve atuação destacada em vários concursos, principalmente na 29ª EXPOESIA, 2007, promoção da CAPORI/RS e Sport Clube Internacional, de Porto Alegre e no concurso do Blog Artistas Solidários em 2008. Tem poemas selecionados no Projeto Leitura para Todos (Companhia de Transportes Urbanos), de Belo Horizonte e já integrou o grupo de jurados do concurso realizado pela POESIARTE, Cabo Frio/RJ (2007).
Desde 2006 mostra seus trabalhos em diversos livros promovidos por entidades culturais de Porto Alegre e de outros estados, alguns também do mundo virtual.. Destaca as da CAPORI/RS, da casa do Poeta de Canoas/RS, do Projeto 24 horas de Poesia, da Editora Alcance, da Antologia Delicatta e Poetas do Café (comunidade do orkut). Em 2008 participa das Antologias dos Poetas Virtuais do Orkut, (Fortaleza/CE), da virtual do Blocos Online, de Leila Míccolis - Saciedade dos Poetas Vivos, "Intimidade" e as promovidas pelo Proyecto Cultural Sur Brasil - Poesia do Brasil e Poeta mostra a tua cara e as do V Belô Poético. Administra a Comunidade Poemas à Flor da Pele, onde realiza festivais literários, concursos permanentes e divulga autores novos e consagrados no espaço ou em E-books virtuais. O último E - book lançado, abril de 2010, pelos 4 anos da comunidade circula pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. Incentivou representantes da comunidade, de outras capitais brasileiras a realizar eventos de aniversário da Poemas, em Belém/PR, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Rio de janeiro/RJ, Londrina e São Paulo/SP. Coordenou as duas Antologias "Poemas à Flor da Pele" (em parceira com o Proyecto Cultural Sur), junto com poetas da comunidade e mais livros infantis "Poemas à Flor da Idade", todos lançados em outubro, nos anos de 2008/2009, no Congresso de Poesia em Bento Gonçalves; Este ano lança a 3ª ediçãom desta Antologia uqe é sucesso em todo o país;.
Esse trabalho a fez descobrir o rumo, o que gosta de fazer e o que faz com prazer: estar às voltas com a poesia. Lancou em 5 de novembro de 2009, na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre o seu primeiro livro: doEU.
Contatos:
smf.soninhaportoalegre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário