domingo, 24 de abril de 2011

Confraria da Leitura-pn Edição 21

OFÍCIOS SECRETOS

No início de março próximo passado, a Editora Insular lançou o oitavo livro de poemas de Rodrigo de Haro, intitulado OFÍCIOS SECRETOS.

Os outros sete livros de poemas já publicados pelo autor são: Trinta Poemas (1962); Taça Estendida (1968); Pedra Elegíaca (1974); Amigo da Labareda (1991); ) Mistério de Santa Catarina (1992); Livro da Borboleta Verde (1998) e Andanças de Antônio (2005).

O autor, nascido em Paris, França, em 1939, é um “poeta de inspiração universalista, marcado por raízes brasileiras e ibéricas. A mítica São Joaquim, onde ele alcançou o entendimento, representa a infância nas terras altas, também espaço de fantasmas e singulares alumbramentos. Mais tarde encontra na capital, a antiga Desterro, o estímulo para outras percepções: o mar, o espírito da ilha, volátil, paradoxal. Participa desde cedo dos grupos literários mais importantes da capital: Sul, Litoral, etc. Tem obras publicadas em diversas antologias e revistas brasileiras e estrangeiras. No Rio de Janeiro e em são Paulo participa de movimentos de vanguarda, ao lado de alguns dos mais significativos nomes de sua geração. É membro da Academia Catarinense de Letrtas.”

Vive em Florianópolis, na Lagoa da Conceição, onde afirma encontrar “o ambiente ideal para o seu trabalho.”
O livro é composto por cinqüenta e um poemas considerados pelo autor como “herméticos”.

PARA LEMBRAR (hifen 4)

f) Usa-se hífen se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa pela mesma vogal. ANTES: antiimperialista, contra-ataque, micoondas, micoônibus, micoorgânico, semi-integral. AGORA: anti-imperialista, contra-ataque, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico, semi-integral.

g) O hífen deixa de ser usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com vogal diferente: ANTES: auto-escola, auto-estrada, extra-oficial, infra-estrutura, semi-analfabeto. AGORA: autoescola, autoestrada, extraoficial, infraestrutura, semianalfabeto.

h) quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com S ou R, não há hífen e a consoante é duplicada.
ANTES: anti-religioso, anti-semita, contra-regra, contra-senha, ultra-som. AGORA: antirreligioso, antissemita, contrarregra, contrassenha, ultrassom.



CONFRARIA DA LEITURA – O PROJETO

Encontra-se em fase de busca de apoio o Projeto Confraria da Leitura, no Distrito da Barra da Lagoa. Além de aumento do acervo – busca de doações de obras literárias, o grupo está debruçado sobre a reformulação do projeto para parcerias e apoio. Tão logo estas etapas sejam concluídas o espaço poderá ser aberto para empréstimos e atividades relacionadas à leitura literária.

REFLEXÕES: CURADORIA E CRÍTICA

Estão abertas as inscrições para o seminário “Reflexões: Curadoria e Crítica”, que será realizado no dia 10 de maio, das 9 às 19h, no Hotel Majestic em Florianópolis. O evento é indicado para críticos de arte, curadores, professores, estudantes, jornalistas, pesquisadores e historiadores, e terá apresentação de três painéis com palestrantes e debatedores.

O tema do jornalista Celso Fioravante, especialista em artes plásticas e idealizador do site www.mapadasartes.com.br é “Procura-se um Curador”. O poeta e crítico Péricles Prade, Presidente da Academia Catarinense de Letras, vai discutir “Curadoria: aspectos críticos e éticos”. A professora Lisbeth Rebollo Gonçalves da Universidade de São Paulo e Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte vai falar sobre “Curadoria, Crítica, Exposição de Arte”.

O que une todas as palestras do seminário é a discussão sobre o papel do profissional da crítica de arte e de curadoria no movimento das artes plásticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail reflexoes2011@gmail.com, informando nome completo, telefone, e-mail, cidade e profissão. Serão emitidos certificados de participação.

O seminário é uma iniciativa da Associação de Amigos do Museu de Arte de Santa Catarina em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).


ALIFLOR

A Associação Literária Florianópolitana realizou um jantar no último dia 19, no Clube Paula Ramos, para comemorar seus dez anos de existência. Fui convidado, confirmei presença, mas não pude comparecer. Na manhã daquele dia acordei com um resfriado tal que deixou-me de cama, com febre, inclusive.
Espero que a escritora Janice Pavan, Presidente da Aliflor me perdoe pela ausência e que a festa tenha sido um sucesso.








POEMA SOBRE O DIA DO BEIJO

HOJE É DIA DO BEIJO.
DOS PAIS, DAS MÃES, DOS FILHOS,
DOS AMIGOS, DOS AMANTES,
DE TODOS OS SERES VIVENTES,
HUMANOS OU NÃO.

ALGUM, PELO MENOS,
DEVES TER RECEBIDO.
RÁPIDO, PROFUNDO, SUAVE;
NO ROSTO, NA BOCA, NO CORPO;
FALSO, SINCERO, APAIXONADO.

PELA MANHÃ, À TARDE,
TALVEZ AINDA
ANTES QUE A NOITE TERMINE.

TALVEZ O BEIJO TEU
TENHA SIDO SÓ POR ESTE DIA;
TALVEZ PROVA DE UMA ROTINA
AO LADO DE QUEM AMAS.

HOJE É DIA DO BEIJO.
SE NENHUM RECEBESTE
CONTE SEMPRE COM O MEU:

UM BEIJO AMIGO
SEM ESPERAR RETORNO;
UM BEIJO POÉTICO
DO AMOR PELO OUTRO.

(poema composto em 13 de abril de 2011, dia do beijo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário