segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VITTORIO DE SICA NA FUNDAÇÃO BADESC

O Cineclube Italiano da Fundação Cultural Badesc, realizado em parceria com o Centro di Cultura Italiana, não poderia deixar de lado um dos mais importantes diretores da Itália. O Ciclo de agosto é todo dedicado às obras de Vittorio de Sica. Nascido no interior da Itália, Vittorio começou a carreira atuando nos palcos. Logo já era considerado um dos galãs do cinema italiano. Seu primeiro filme como diretor foi Rose Scarlatte (1939). "Me tornei um diretor porque precisava expressar esse meu pequeno mundo interior", disse certa vez.
Cinco produções mais tarde, o diretor ganha o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1946 por Vítimas da Tormenta. Imprimindo seu estilo neorrealista, Vittorio não utilizava muita técnica e queria sempre cenas cruas. Seu trabalho foi reconhecido mais duas vezes pela academia americana por Ladrões de Bicicletas (1948) e O Jardim dos Finzi-Contini (1971).
Além dos filmes com os quais ganhou o Oscar, o italiano também se destacou pela direção de Umberto D. (1951), Boccaccio 70 (1962), Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Matrimônio à Italiana (1964) e Os Girassóis da Rússia (1970), que já foi exibido em maio com platéia lotada e será reapresentado.
As exibições dos filmes de Vittorio de Sica ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às terças-feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846

Nenhum comentário:

Postar um comentário