sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Confraria da Leitura-pn Edição 13

poetapinheironeto@gmail.com





UM ESCRITOR: NELSON HOFFMANN

Nelson Hoffmann nasceu no dia 19 de dezembro de 1939, em Roque Gonzales, RS, onde reside. Advogado, Contabilista e Professor. Ocupou diversos e altos cargos públicos, foi o primeiro Secretário do Município de Roque Gonzales, RS, e o primeiro Roque-Gonzalense a assumir a chefia do Poder Executivo Municipal. Integrante de academias e entidades culturais, correspondente de jornais e revistas, conselheiro editorial, é verbete de dicionários e enciclopédias. Considerado, por muitos, o mestre da narrativa longa na literatura missioneira, pratica todos os gêneros literários, preferindo a ficção. Traduzido nos Estados Unidos, França, Espanha e Itália, é também publicado em Portugal e Uruguai. Agraciado com troféus, medalhas e diplomas, em nível regional e nacional. Participa de inúmeras antologias, tem mais de três dezenas de trabalhos individuais publicados e seu romance A bofetada (1978) marca o início do movimento literário na região. De sua obra destacam-se ainda: Quando a bola faz a história (crônica histórica), 1992; Eu vivo só ternuras (novela), 1993; O homem e o bar (romance), 1994; Onde está Maria? (romance), 1997; Este mundo é pequeno (crônicas), 2003; Terra de Nheçu (ensaios), 2006; Uma outra face do poeta (crônicas), 2007; Leitura & divagação (crônicas), 2008; e A arte de nascer das palavras (crônicas), 2009. É autor do dístico Roque Gonzales — Terra e Sangue das Missões, oficializado por lei e, também por lei, foi homenageado com a denominação da Casa de Cultura Nelson Hoffmann.


PARA LEMBRAR

Continuam sendo acentuadas as OXÍTONAS terminadas em ÉI, ÉU e ÓI, inclusive no plural. Exemplos: herói (s), céu (s), réu (s), troféu (s), chapéu (s), anéis, anzóis, papéis.

REGISTRO

Recebi e agradeço: a) JORNAIS – Floripa Total (www.jornalfloripatotal.com.br); O Nheçuano (www.nhecuanos.com.br); Jornal do Enéas, Jornal da ANE-Associação Nacional de Escritores (www.anenet.com.br) ; Linguagem Viva (www.linguagemviva.com.br); Vaia (www.jornalvaia.com.br). b) LIVROS – de Artêmio Zanon, Bichos & Humanos, contos; Voar de asas, poemas; Auto da Língua, teatro em três atos. Da Academia Catarinense de Letras, Teatro Completo, Joaquim Antônio São Thiago, nº. 41 Coleção ACL; Imponderáveis do Destino, Silveira Júnior, nº. 42 Coleção ACL; Revista da Academia Catarinense de Letras, nº. 24, referente ao ano de 2009 trazendo poemas, contos, crônicas, ensaios e discursos de acadêmicos e outros escritores. De Nelson Hoffmann, A bofetada, romance e Terra de Nheçu, história.

POEMAS A FLOR DA PELE

Estão adiantadas as tratativas para a edição deste ano de POEMAS A FLOR DA PELE, coletânea reunindo poetas de vários estados brasileiros que tem como uma das responsáveis a incansável e dinâmica produtora cultural e escritora Sônia Maria Ferraresi, mais conhecida como Soninha Porto: smf.soninhaportoalegre@gmail.com.

Cada poeta envia cinco poemas que não precisam ser inéditos, com até trinta linhas, uma biografia com até quinze linhas e uma foto.
Cada poeta participa da coletânea com seis páginas, sendo cinco com poemas e uma com os dados biobibliográficos, recebendo quarenta livros. Um dos organizadores da coletânea e coordenador do congresso, escritor Ademir Bacca, providencia ainda a impressão de mais 20 exemplares por poeta para serem entregues nas escolas da cidade de Bento Gonçalves, Estado do Rio Grande do Sul onde, anualmente, é realizado um congresso de Poesia com abrangência nacional.

Como a edição é realizada em sistema cooperativado, os interessados podem pagar a cota de quinhentos reais em até quatro vezes.
Todos os poetas participantes são convidados a participar do Congresso de Bento Gonçalves, onde a coletânea Poemas a Flor da Pele é lançada oficialmente, numa belíssima festa de confraternização.

O lançamento oficial deste ano está previsto para a noite do dia sete de outubro, dentro da programação do XVIII Congresso Brasileiro de Poesia.
Os interessados podem colher maiores informações em http://poemasaflordapele.ning.com. Não sei se ainda é possível participar: se não der, participe no próximo ano. Vale a pena!!!


PONTO DO POETA

O azul da blusa
o rosa da face
queimada pelo sol
verão.

Teus olhos
tua fala
- Ale
(f) ilha menor
posse do coração –
remetem-me a ti
- além –
paixão maior.

(Poema para Alessandra, [minha terceira filha] pg. 73, Ciclo dos Olhos, 1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário