segunda-feira, 26 de julho de 2010

Confraria da Leitura-pn Edição 12

(poetapinheironeto@gmail.com)


UM ESCRITOR: ENÉAS ATHANÁZIO

Nascido em Campos Novos (SC), ENÉAS ATHANÁZIO fez os estudos primários e secundários em Porto União (SC) e Curitiba (PR). Bacharelando-se pela Faculdade de Direito de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, exerceu a advocacia por vários anos na terra natal, período em que foi vereador, lecionou em colégios e muito escreveu para os jornais e o rádio. Prestou concurso para o Ministério Público Estadual, servindo como Promotor de Justiça em comarcas de quase todas as regiões do Estado de Santa Catarina até se aposentar como titular de Blumenau. Exerceu o cargo de vice-presidente da OAB – Subseção de Blumenau, foi fundador e o primeiro presidente do Conselho de Cultura da mesma cidade e Secretário Adjunto da Justiça do Estado durante três anos. Também exerceu cargos no âmbito do Ministério Público. Lecionou por longos anos na Universidade do Contestado (UnC) e na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Começou a escrever ainda nos tempos acadêmicos, mas seu primeiro livro só foi lançado em 1973 – “O Peão Negro”, coletânea de contos. Desde então deu a público outros 40 livros e 14 opúsculos, totalizando 55 obras individuais em volumes nos gêneros novela, conto, crônica, ensaio, reportagem, crítica e jurídico. Participou até agora em cerca de 130 antologias organizadas em vários Estados e algumas no Exterior. Como ficcionista, foi enquadrado pela crítica entre os regionalistas dos Campos Gerais, na trilha de Tito Carvalho e Guido Wilmar Sassi, embora sem sofrer influência deles. Recebeu vários prêmios, literários e jurídicos, nacionais e regionais, distinções, condecorações e títulos honoríficos, inclusive a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, mais alta condecoração catarinense, e de Cidadão do Piauí, outorgado pela Assembléia Legislativa daquele Estado. Em 2008 recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário conferida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Foi fundador e membro de todas as associações de escritores surgidas no Estado, inclusive da UBE-SC, da qual foi fundador, conselheiro, editor do jornal, vice-presidente e presidente. É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) e integrante jubilado da OAB-SC sob número 0434. Sócio da UBE-SP desde 1980, foi seu delegado para o Vale do Itajaí. É sócio correspondente da Academia Piauiense de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Mineira de Letras, da Academia Carioca de Letras e da Academia de Ciências e Letras do Amazonas, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Foi integrante da Ordem dos Velhos Jornalistas do Brasil (RJ) e um de seus diretores para a região sul. É sócio-correspondente de diversas instituições culturais locais e regionais.

É colunista do “Jornal Página 3”, de Balneário Camboriú, e da revista “Blumenau em Cadernos”, de Blumenau, nesta há mais de trinta anos. Seus trabalhos são publicados com frequência em antologias, revistas, suplementos e jornais de vários pontos do País. Também é colunista do site “CooJornal – Revista Rio Total”. Reside na cidade de Balneário Camboriú, onde edita o “Jornal do Enéas”, boletim cultural independente, que já circula há nove anos.
Sites para maiores informações:Grupo Literário A ILHA e CooJornal – Revista Rio Total.


PARA LEMBRAR

Perdem o acento as PAROXÍTONAS com os ditongos abertos EI e OI. Grafa-se, a partir de agora, TODAS SEM ACENTO: Coreia, plateia, assembleia, androide, apoia, asteroide, boia, celuloide, claraboia, colmeia, debiloide, epopeia, estoico, estreia, geleia, heroico, ideia, jiboia, joia, odisseia, paranoia, plateia, tramoia.


HOYEDO DE GOUVÊA LINS

Faleceu no último dia 19 e foi enterrado às 17 horas do mesmo dia, no Jardim da Paz, o querido confrade Hoyedo de Gouvêa Lins. Ocupante da Cadeira 11 da Academia Catarinense de Letras e com currículo invejável, Hoyedo nos deixa no auge de sua produção literária.
Destaco aqui a homenagem feita pela Academia Catarinense de Letras a Hoyedo, pelo conjunto da obra, como ESCRITOR DO ANO (julho/2008 a julho/2009) Prêmio Othon Grama d’Eça (páginas 175 a 184 da Revista da ACL, nº 24, de 2009).



PONTO DO POETA


Teus braços pequenos
incertos, sem jeito,
debatem-se no nada
em busca de apoio.

Teus olhos – interrogações –
percorrem o tempo,
o espaço e as coisas,
querendo participar.

Tua boca,
sempre balbuciante,
emite sons inteligíveis
que comunicam
amor, alegria, vontades.

Teu choro,
prenúncio de conhecimento
do mundo dos grandes,
alenta e sensibiliza
os que não sabem chorar.


(Michelle, [ poema para minha segunda filha] pg. 43, CHRISCHELLE, 1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário