quinta-feira, 20 de maio de 2010

CONFRARIA DA LEITURA-pn 10 (poetapinheironeto@gmail.com)


(Fortaleza da Barra da Lagoa - Foto Marcelo Pinheiro)



O QUE É LEITURA – Sem o “substratum” lingüístico, não existe leitura, porque os símbolos impressos nada significariam para o leitor. Palavras são símbolos e não têm significação por si mesmas. O sentido que o leitor lhes empresta depende de sua experiência prévia.


FEIRA CATARINENSE DO LIVRO - De 20 a 29 de maio, sempre das nove às vinte horas, no Largo da Alfândega, ocorre a III Feira Catarinense do Livro. Trata-se de uma promoção da Câmara Catarinense do Livro, onde, além da tradicional exposição, venda de livros e sessões de autógrafos, os interessados podem desfrutar de recitais de poesia, contação de histórias, bem como conhecer e conversar com escritores da terra.
Visite a Feira, visite o estande ESCRITORES DA ILHA e conheça um pouco mais sobre a literatura produzida aqui. De parabéns a CCL e também Janice Pavan, esta pelo empenho e dedicação em prol da divulgação de todos nós, escritores ilhéus.

VÍCIOS DE LINGUAGEM - Tautologia: é o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
Todos conhecemos as famosas expressões 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros,como podemos ver na lista a seguir:

elo de ligação/ acabamento final/ certeza absoluta/ quantia exata/ nos dias 8, 9 e 10,inclusive/ juntamente com/ expressamente proibido/ em duas metades iguais/ sintomas indicativos/ há anos atrás/ vereador da cidade/ outra alternativa/ detalhes minuciosos/ a razão é porque/ anexo junto à carta/ de sua livre escolha/ superávit positivo/ todos foram unânimes/ conviver junto/ fato real/ encarar de frente/ multidão de pessoas/ amanhecer o dia/ criação nova/ retornar de novo/ empréstimo temporário/ surpresa inesperada/ escolha opcional/ planejar antecipadamente/ abertura inaugural/ continua a permanecer/ a última versão definitiva/ possivelmente poderá ocorrer/ comparecer em pessoa/ gritar bem alto/ propriedade característica/ demasiadamente excessivo/ a seu critério pessoal/ exceder em muito .

Podemos perceber facilmente que todas essas repetições são dispensáveis.
Por exemplo: 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias.

TEATRO COMPLETO – Este é o título do mais novo volume da Coleção ACL (nº. 41) que reúne três peças de Joaquim Antônio de São Thiago: “ A Enjeitada”, “A Órfã” e “Vicentina”.
Segundo Sérgio da Costa Ramos, na segunda orelha do livro: “O teatro de Joaquim Antônio de São Thiago é uma ode à família como epicentro do equilíbrio do ser humano. Um teatro de ‘valores humanos’ que se expressa por uma intensa ação dramática, em que o autor revela sua simpatia pelo pequeno, pelo desamparado, pela vítima do homem imperfeito, empedernido ou cruel – temas universais que permearam a obra de um Victor Hugo (Os Miseráveis) ou de um Charles Dickens (Oliver Twist).
É hora de Santa Catarina conhecer melhor os seus autores, especialmente este dramaturgo – um verdadeiro romântico, que imprimia à sua ficção doses balanceadas de sofrida realidade. Mas que, por convicção, nunca deixava o “Mal” prevalecer ou o “Bem” soçobrar. Seu humanismo flutuava como o bom ‘plâncton’, sem o qual os oceanos não vivem”.

VAMOS NAVEGAR? – Abriu recentemente uma nova livraria na Lagoa da Conceição. Trata-se da Navegar, que já funciona há tempos em Garopaba. Com um acervo excelente, esperamos que seu proprietário dê um tratamento especial à literatura produzida pelos autores catarinenses (e pelos que escolheram o estado para viver). Uma estante específica só com esses autores seria uma boa, que tal? Ah, a Navegar fica no Condomínio Villa Paradiso, Av. Afonso Delambert Neto, 664, loja 03. www.livrarianavegar.com.br

PARA LEMBRAR – Ainda sobre o acento diferencial: a) Deixa de ser usado para diferenciar os pares: pára, pólo, pêlo e pêra, antes acentuados, passam agora a ser escritos sem acento: para, pólo, pelo e pera. b) Será opcional (facultativo) em FÔRMA e FORMA (Exemplos: A FÔRMA do bolo / A FORMA do atleta).

PONTO DO POETA

(hoje, dedicado a Nelson Hoffmann)

A Terra
aterra
o aterro.

Vermelho barro
areia dragada
adentram o mar.

Espaço útil
silêncio inútil
a trafegar.

Carros a(r)mados
desa(l)mados homens
procuram descobrir
o amor asfaltado.

(Aterro, pg. 45, IRIAMAR, 1978)

Um comentário: