sábado, 15 de maio de 2010

JOEL PACHECO FOTOGRAFA PONTE HERCÍLIO LUZ



SOBRE A EXPOSIÇÃO

Até o dia 25 deste mês, das 10 às 22 horas, o fotógrafo e amigo Joel Pacheco está no Shopping Iguatemi, piso L3 com uma exposição sobre o maior cartão postal catarinense, a Ponte Hercílio Luz.
Segundo Joel, esta exposição tem por finalidade, realçar este importante marco tecnológico da Engenharia em Santa Catarina e homenagear os profissionais e operários, que estão se dedicando em recuperar e preservar este importante patrimônio histórico catarinense.
Seu intuito também é a divulgação do patrimônio cultural e arquitetônico da cidade de Florianópolis, colaborando na construção da sua história, através da educação patrimonial.
Monumento de elevado valor histórico e paisagístico, a Ponte Hercílio Luz é o símbolo mais popular da Capital, um marco decisivo para o desenvolvimento de Florianópolis, pois diminuiu o seu isolamento do restante do território catarinense, já que até então, o acesso à Ilha de Santa Catarina era feito apenas por embarcações.
Originalmente foi projetada para sustentar a pista de rolamento, uma via férrea, uma passarela de pedestres e a adutora de abastecimento de água de Florianópolis.
Projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman e construída pela firma norte-americana Buington & Sundstrom, a obra começou com os trabalhos de sondagem em 1922, mas só foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
O nome da ponte foi uma homenagem prestada a Hercílio Luz, que se esforçou para autorizar o Estado em 1919 a contrair um empréstimo no valor de 5 milhões de dólares, financiado por diversos bancos norte-americanos.
Tem 821 metros de extensão e 339 metros de vão central. As torres metálicas medem 74 metros de altura. Para a época em que foi construída, apresentava várias inovações que a colocaram como obra pioneira e da maior expressão no campo da engenharia, tanto no Brasil quanto no exterior. O piso original de madeira foi substituído por asfalto em 1960.
Pode-se admirar melhor a Ponte no mirante e praça ao seu lado, onde se destaca a estátua do governador do Estado de Santa Catarina - engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz, falecido em 20 de outubro de 1924, antes da inauguração efetiva da Ponte.

A exposição é composta por 40 fotografias (20 horizontais e 20 verticais) coloridas com tamanho 30x45 cm montadas sobre paspatur de placa “PS” de 45x60 cm e complementada por um banner de 90x120 cm de apresentação, contendo informações históricas sobre a Ponte Hercílio Luz.


SOBRE O FOTÓGRAFO


Joel Pacheco nasceu em Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, é arquiteto, fotógrafo e programador visual; pesquisador de tema como paisagem, etnografia e cultura popular.
É autor dos Livro “Florianópolis a 10ª Ilha dos Açores - o encontro das origens” e “A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina”.
Editou várias exposições fotográficas; publicou diversas imagens vinculadas ao Patrimônio Cultural em Florianópolis e Açores em livros, jornais, cartões postais e telefônicos:
Florianópolis Memória Urbana, Agenda 21 Florianópolis, Atlas do Município de Florianópolis, Transporte Coletivo em Florianópolis, Fortes da Cidade, Circuito Cultural de Florianópolis, Patrimônio Histórico de Florianópolis, Fortalezas de Florianópolis, Açores-Portugal, Corpus Christi - Florianópolis, Janelas de Florianópolis, Florianópolis Antiga, Arte Rupestre - Florianópolis, Jornal Lusitana - Canadá, Revista Digital Seixo Review Artes & Letras - Canadá.

contatos
Arq/fot. Joel Pacheco arquitetojpacheco@gmail.com
Fones 48-33644143 - 9971-4143
BLOG http://arquitetojoelpacheco.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário