sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Edição 33 - Dezembro 2011



MAIS UM NATAL 
                
Trago nas mãos
As mensagens de todos os povos
Que sofreram e sofrem com guerras.
Auguro alegria, paz e bem aventurança.

Trago nos pés
As sandálias de todos os andarilhos
Que presenciaram dor e perseguição.
Desejo águas límpidas e terras libertas.

Trago nos ombros
As mochilas de todos os estudantes
Que bradaram por paz e democracia.
Grito por sabedoria e reconhecimento.

Trago no olhar
O compromisso de todos os professores
Que, impotentes, semeiam o saber pela vida afora.
Distribuo  perseverança mas sem medo de ir à luta.

Trago nos olhos
A escuridão de todos os deficientes
Que buscam reconhecimento e direitos iguais.
Exijo solidariedade e compaixão.

Trago na cabeça
A miséria de todos os pobres
Que reclamam trabalho, saúde e educação.
Espalho alegria, amizade e companheirismo.

Trago na lembrança
O tempo de todos nós
Que não volverá nunca mais.
Espero que seja doce sem ser diabético.

Trago no coração
O rosto de cada um de vocês
Que tentam dar o melhor de si a cada dia.
Desejo que  estejamos todos vivos e bem
No próximo ano e no Natal que vem.

(PN/2011 – Feliz Natal e 2012 pleno de realizações a todos)



                                     x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


TRINTA RÉIS  

Recebi das mãos do meu particular amigo Artêmio Zanon, dinâmico  Presidente da Academia São José de Letras – ASAJOL, o número 56, do Boletim Informativo daquele Sodalício, intitulado O Trinta Réis.
Meticulosamente elaborado, com trinta páginas, no tamanho 14x21, denota o cuidado e o esmero editorial e a seleção de seu conteúdo. Destaque para os seguintes conteúdos: Otaviano Ramos, por Artêmio Zanon; O Silêncio do Olhar (sobre o romance de Kátia Rebello) por Rudney Otto Pfützenreuter: Coisas de Dom Pernetty, por Osmarina Maria de Souza.
Excelentes as duas homenagens/matérias elaboradas sobre dois escritores (literatos, críticos, historiadores da nossa literatura, criadores e editores): Abel Beatriz Pereira (páginas 18 a 22) e sobre Osvaldo Ferreira de Melo (páginas 27 e 28).
Destaque também para a publicação dos poemas  Haste Verde (Augusto Barbosa Coura Neto); Supremo Conforto (Otaviano Ramos); Rei Morto, Rei Posto ( Roberto Rodrigues de Menezes); Amada (Solange Rech); Pedaços de Mim, O Rio da Minha Infância e Jesus  (Abel Beatriz Pereira); Outono e Lago Azul ( Nadir Helena de Bastos); Círculo Virtuoso e Certidão de Ofício (Artêmio Zanon).
Destaque ainda para a foto da placa em homenagem à ex-Acadêmica Hermelinda Izabel Merize e à inserção da letra do Hino do Município de São José (letra e música do maestro José Acácio Santana), na contracapa da revista.
Parabéns a todos os acadêmicos, confrades daquele Sodalício, por terem à frente de sua entidade tão dedicado, competente e compromissado Presidente, como o é, Artêmio Zanon. Por isso mesmo, não o deixem só. Ensejo que vocês participem, colaborem, e estejam sempre presentes às realizações, aos eventos e, principalmente no cotidiano da ASAJOL em 2012 e sempre.


                                  x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x






KÁTIA REBELLO


O silêncio do olhar” é o mais novo livro dessa escritora catarinense, nascida e residente em Florianópolis.

“Alguém já disse que um perfume é como um poema para os sentidos. O silêncio do olhar leva você a um mundo de sensações. Aloja de perfumes onde Anita trabalhava era como uma experiência para os cinco sentidos: o olfato se rende à descrição dos odores que se insinuam das páginas do livro tão logo você começa a folheá-lo, o tato em suaves toques nos frascos em pura sensualidade, a audição eleva-se em deleite na musicalidade do idioma francês, a visão prende-se aos vidros trabalhados por renomados artistas. O paladar ela saciou mais tarde, na súbita visita ao paraíso.
Anita lidava com um mar de fragrâncias, quando um poeta cruzou o seu caminho. Fábio escrevia poemas, entretanto tinha dificuldade em se expressar verbalmente. ‘Não existiria palavra para expressara seu sentimento’?
Às vezes o silêncio do olhar vale mais do que mil palavras, mas, é também uma declaração de amor à palavra: A palavra que descreve, que expressa o amor ou a ausência dele.”

Este texto, impresso sobre a foto de um vidro de perfume e que compõe a contracapa do livro, nos dá uma pequena amostra da fragrância que poderá despertar o sentido maior de todos aqueles que se aventurarem na leitura do romance de Kátia.

A autora

Kátia Rebello nasceu e vive em Florianópolis. Formou-se em Biblioteconomia, é especialista em Educação, Mestre e Doutora em Literatura pela UFSC. Em 1988 recebeu o Prêmio Virgílio Várzea da Fundação Catarinense de Cultura.
Escreveu os seguintes livros: Antologia do varal Literário (1983), A casa da praia (1988), Homicídio em dó maior (1996), Coincidência (1999), Em nome da arte (2000), Olhos de vidro (2001), Por falar em fantasma (2005).
É membro da Academia Desterrense de Letras, ocupando a cadeira nº2, cujo patrono é Victor Meirelles.


Abaixo a capa do livro e foto da autora:
                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário