quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Confraria da Leitura-pn 2

CONFRARIA DA LEITURA-pn
Pinheiro Neto (poetapinheironeto@gmail.com)



Papo Inicial – Por um lapso editorial a estréia desta coluna não teve devidamente divulgada sua autoria. Na qualidade de colaborador, em conversa com o proprietário deste jornal, senhor Sérgio Olivares, prontifiquei-me a voltar a fazer o que já fiz em muitos jornais de nosso Estado: uma coluna para divulgar a produção literária, artística e cultural daqueles que aqui nasceram ou aqui residem.
São poucos os espaços para divulgação literária e cultural, principalmente dos mais jovens. As que existem são em sua maioria de iniciativa abnegada e não comercial. Os grandes jornais cada vez mais reduzem os espaços destinados à área. E quando divulgam são “notinhas de rodapé. Só promovem o que lhes interessa comercialmente. Os governos... ah, os governos... Esses praticamente esquecem os produtores culturais.
Hector Bohamia, coreógrafo argentino que apresentou seu espetáculo Estado de Liberdade em Florianópolis no último dia 15 disse em entrevista que “os teatros na América Latina estão maltratados, a cultura está deixada de lado, não é necessária para políticos.” Quanta verdade!

VENTOS DO SUL – Em minhas mãos o número 32 da Revista do Grupo de Poetas Livres, referente ao período de janeiro a junho deste ano. São vários eventos realizados, dentre eles: comemoração do décimo primeiro aniversário do Grupo, Viajando com poesia – cartazes-adesivos com poemas afixados em ônibus da capital para leitura pelos passageiros. A publicação de poemas de sócios correspondentes, de poetas do Grupo e de poetas novos constituem o tronco da revista. Por outro lado, duas iniciativas são extremamente significativas: uma página dedicada aos grandes poetas catarinenses na falecidos – nesta edição a homenagem é a Virgílio Várzea – e uma matéria assinada pela presidente do GPL, em licença Maura Soares, sobre a minha querida colega de Academia Catarinense de Letras Sylvia Amélia Carneiro da Cunha, com foto e a reprodução do poema “O último canto” publicado no número 13 da Revista da ACL. Parabéns a todos os integrantes do Grupo. O site: www.poetaslivres.com.br

MOACIR PEREIRA – Dakir Polidoro: a hora do despertador é o mais novo livro desse dinâmico jornalista e escritor, que tem como objetivo dar continuidade à preservação da memória de importantes personalidades catarinenses.
Dakir Polidoro enquanto radialista consagrou-se com seu programa na rádio Diário da Manhã “A hora do despertador”, levado ao ar durante quase 35 anos sempre a partir das 6 da manhã e, enquanto político chegou a ocupar o cargo de Prefeito de Florianópolis.
O novo livro de Moacir Pereira é publicado pela Editora Insular, com a participação da Associação Catarinense de Imprensa e foi prefaciado por Norberto Ungaretti.


MINUTOS DE MAR – Com pesquisa, organização e atualização lingüística a cargo de Lauro Junkes, seu atual presidente, a Academia Catarinense de Letras reuniu e editou vários textos de Santos Lostada, patrono da cadeira 32 daquela casa. São poemas, contos e crônicas publicados em jornais da época. Embora sem nenhum livro publicado durante sua vida, “foi uma pessoa que se preocupou com a literatura, que amou a literatura, que estimulou o progresso literário” Foi prosador, poeta também jornalista.
Manoel dos Santos Lostada nasceu na localidade de Furadinho, então município de Palhoça, atualmente no âmbito de Enseada do Brito, a 8 de março de 1860. Cedo transferiu-se com a família para a capital Desterro, onde estudou trabalhou e exerceu várias funções públicas. Faleceu em Florianópolis, a 20 de outubro de 1923.

ELEIÇÕES NA ACL – A luta para ocupar a cadeira 08 da Academia Catarinense de Letras, vaga com o falecimento do saudoso e caro amigo Sílvio Coelho dos Santos continua. Este mês de setembro teremos o terceiro round. Será que desta vez sairá fumaça branca das chaminés do “velho sodalício”?

BARCA DOS LIVROS – Mensalmente a Sociedade Amantes da Leitura imprime e distribui a programação da Barca dos Livros, projeto vitorioso cujo objetivo maior é promover e incentivar a leitura no sentido amplo.
Funcionando de 3ª a 6ª das 10h às 20h e sábados e domingos das 14h às 20h, à Rua Senador Ivo d’Aquino, 103, em frente ao trapiche da Lagoa da Conceição, este mês de setembro a Barca promove: Quintas Literárias – ciclo de leituras de Shakespeare, das 19h às 21h (R$5,00 por sessão), Cursos e Oficinas de Formação de Leitores, aos sábados, com 20 vagas (R$100,00 – desconto de 30% para quem participou de curso ou oficina promovido pela Barca no primeiro semestre). Também permanente é a atividade “A escola vai à barca” – visita de escolas à biblioteca, com sessões de leitura e narração de histórias. Os professores que desejarem levar seus alunos ( no máximo 20 de cada vez), devem agendar pelo telefone 3879-3208. Essa atividade é realizada sempre às quartas feiras às 10h, 14h e 16h e é totalmente gratuita.
Veja como tornar-se um “proeiro”. Acesse www.amantesdaleitura.org

PONTO DO POETA

É sul
Vento
Cinza-tarde.
É céu
Frio
Escura nuvem.
É som
Silêncio
Compulsiva dor.
(de Ciclo dos Olhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário