segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEMANA LITERÁRIA (DOS NAMORADOS) EM BLUMENAU

Em comemoração ao dia dos namorados, em 2005 a Biblioteca Municipal idealizou uma Semana Literária com um toque romântico, afinal de contas aconteceria anualmente e teria como nome: Semana dos Namorados.

A ideia era (e é) reunir os amantes da leitura, da literatura, do livro e da biblioteca em atividades que pudessem tornar a Biblioteca Municipal um espaço vivo, ativo e frequentado pela população.

Além daquele toque feliz de quem está amando, o evento teria que buscar uma cultura para homenagear, valorizar, estudar e divulgar. Desde então a Semana dos Namorados escolhe uma cultura, que já foi Grega (2005), Árabe (2006), Latino-Americana (2007), Alemã (2008), Italiana (2009), Nordestina (2010) e realiza exposição, palestra, momentos de prosa com escritores, declamação de poemas, distribuição de receitas, além disso, a dança, o som, o cheiro e o sabor da cultura são experimentados.

Em 2011, a sétima edição da Semana dos Namorados buscará na riqueza da Cultura Africana os motivos para suas atividades que seguem abaixo e já estão disponíveis para agendamento (gratuito).

06/06 (segunda-feira)
9h– Proseando com o escritor: Literatura Africana com Viegas Fernandes da Costa (Biblioteca da FURB)
15h – Proseando sobre música afro-brasileira e africana com Carlos José Silva “Tigre” (do Grupo Muzenza da FURB)

07/06 (terça-feira)
9h – Proseando com o escritor: Gêneros Literários com Gervásio Luz (professor, escritor e jornalista)
15h– Proseando sobre Samba e identidade Brasileira com Carlos Silva (do Batuque na Cozinha na Rádio FURB ; do Programa Cidadania da TV FURB ; e integrante do Grupo Confraria do Samba)

08/06 (quarta-feira)
9h– Proseando com o Escritor: Diálogos Brasil-África com José Endoença Martins (professor da FURB)
15h – Proseando sobre Religião Africana com Pepe Sedrez (da Cia Carona de Teatro) *

09/06 (quinta-feira)
19h Sarau Literário (público convidado: comunidade em geral)
Banda Municipal de Blumenau - Músicas coreografadas
Ia ia Massemba – Gilmara Mendes e Cleber Fabiano
Dança de Oxum (Orixá do Amor) – Grupo Capivara de Dança Rítmica
Há sempre um nome de mulher - FATUM Contadores de Histórias
Confraria do Samba
Declamação de Poemas
Noite de Autógrafos **
Instalação Multimídia OpiopticA

10/06 (sexta-feira)
15h– Proseando com o historiador: Moçambique e a África contemporânea com Ricardo Machado (professor da FURB)

TODOS OS DIAS (de 6 a 30 de junho)
Visitas à Exposição da Cultura Africana
Distribuição de Preservativos Poéticos do escritor JC Ramos e Materiais Informativos do (GAPA/SC)
Cesta de Poemas
Distribuição de Receitas da Culinária Africana

Local: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller
Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro (popular Rua das Palmeiras)
Participações com agendamento prévio pelo telefone 3326-6787 - Vagas Limitadas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Joel de Oliveira e seu "Coração Poente"





No próximo dia 20, sexta feira, o poeta Joel de Oliveira Gonçalves estará lançando seu livro de poemas intitulado “Coração poente”. O evento ocorrerá às 20 horas na Biblioteca Machado de Assis, em Balneário Camboriú.
Infelizmente não poderei estar presente ao lançamento mas podes crer, meu amigo, a torcida pelo teu sucesso nessa noite será engrossada pela força do meu pensamento e do meu regozijo.
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente Joel quando do lançamento do meu livro de contos “Histórias de (a)mar e outras” naquela cidade, em 2010. Conversamos bastante sobre poesia, literatura e sobre futuros projetos. Publico a foto daquele evento, quando estou ladeado por Joel e pela então presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú, escritora Marah e a foto da capa do novo livro do poeta.

Segundo o próprio autor, "Coraçao poente é um livro de poemas líricos, românticos” com 68 paginas e editado sobre a chancela da Academia de Letras de Balneário Camboriú. É, na verdade, o segundo livro de Joel, o primeiro foi lançado em 2006 e se chama "Anjos da chuva", tambem de poemas..
Joel de Oliveira é nascido no vizinho estado do Paraná mas vive em Santa Catarina desde 1989. Vem, como ele mesmo diz, “de uma familia muito pobre mas sempre honesta; éramos bóias frias lá no Paraná. Terminei meus estudos depois dos vinte anos {supletivo}, nao tenho curso superior”.
É membro fundador da Academia de Letras de Balneário Camboriú e agora também faz parte da UBT- União Brasileira de Trovadores fundada mês passado em Itajaí. Atualmente trabalha na construção civil como operador de guincho, mas já passando por promoção.

CINEMA INFANTIL: Mostra lança caixa com 33 filmes brasileiros para crianças


Lançamento ocorre em cinco cidades catarinenses a partir do dia 17 de maio

Escolas, Cineclubes e Pontos de Cultura de Santa Catarina vão receber gratuitamente uma Caixa com três DVDs com 33 curtas-metragens brasileiros exibidos nos últimos 10 anos na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O lançamento ocorre no dia 17 de maio em Florianópolis, dia 18 em Lages, dia 19 em Chapecó, dia 23 em Criciúma, e no dia 3 de junho em Joinville.
A programação pelas cinco cidades prevê também um circuito estadual com sessão de cinema para crianças e palestra com Luiza Lins, diretora da Mostra, sobre a importância do conteúdo audiovisual infantil na formação do cidadão. “Vou falar sobre realização de um evento com organização, qualidade e respeito pela infância”, diz Luiza.
Os DVDs vão suprir a falta de filmes infantis brasileiros no mercado, tanto para escolas como para cineclubes. O lançamento vai de encontro ao Projeto de Lei do senador Cristovam Buarque, que prevê a obrigatoriedade de pelo menos duas horas mensais de filmes brasileiros em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio sem configurar como matéria, mas como atividade extra. O projeto já foi aprovado no Senado Federal e tramita na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Os 33 curtas metragens infantis, com aproximadamente 6 horas de duração, estão legalmente autorizados para exibição pública gratuita. O lançamento da Caixa é uma comemoração aos 10 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e na abertura, no dia 23 de junho, os filmes serão disponibilizados gratuitamente para todo o Brasil com a abertura do Canal para a Infância no site www.filmesquevoam.com.br.
O objetivo do lançamento da Caixa e do Circuito Estadual de Cinema Infantil pelas cinco cidades catarinenses visa também catalogar escolas, cineclubes, pontos de culturas e outras entidades culturais interessadas em receber os DVDs.

O quê: Lançamento da Caixa de DVDs 10 Anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, do Circuito Estadual de Cinema e Palestra sobre Conteúdo Audiovisual Infantil com Luiza Lins.
Quando: 17 de maio, terça-feira, com sessão de cinema às 14h, palestra às 16h30, e lançamentos da Caixa de DVDs e do Circuito às 19h.
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito.

PROGRAMAÇÃO
(Lages, Chapecó, Criciúma e Joinville)

14h, sessão para crianças
16h, palestra sobre cinema infantil com Luiza Lins e lançamento da Caixa
Dia 18/maio
Câmara de Dirigentes Lojistas
Rua Coronel Córdova, 332, Centro, Lages

Dia 19/maio
Centro de Cultura e Eventos
Rua Assis Brasil, 20-D, Centro, Chapecó

Dia 23/maio
Ponto de Cultura Multiplicando Talentos
Avenida Centenário, 2575, Centro, Criciúma
Dia 3/junho
Sesc.
Rua Itaiópolis, 470, América, Joinville

CONTATO
Luiza Lins
Diretora da Mostra
(48) 3232-5996, 9980-6908
www.mostradecinemainfantil.com.br
luizalins@mostradecinemainfantil.com.b

terça-feira, 10 de maio de 2011

Poetas de todo o país homenageados pelos 5 anos da Poemas em Porto Alegre

A Poemas à Flor da Pele, em homenagem aos cinco anos de atividades no mundo real e virtual da poesia, comemorados no dia 29 de abril, promove um jantar com entrega de troféus, declamação de poemas, performances poéticas, danças, apresentação de shows e música. dos anos
O encontro, que reunirá poetas de vários locais do Brasil, será no dia 14 de maio, na Sede da Sindaf, situada na Avenida Guaíba, 4431, Vila Assunção.

Comunidade criada no Orkut em 2006, a Poemas à Flor da Pele reúne mais de três mil integrantes, com o objetivo de divulgar e incentivar todas as formas de poesia e projeta a sua transformação em Associação Cultural, faltando apenas os trâmites legais. Na comunidade, os poetas participam de antologias coletivas, E-Books, festivais de poemetos, de haicais, trovas, organizam Saraus e encontros em cidades onde a Poemas mantém seus correspondentes, como Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Cotia, Curitiba, Londrina e Florianópolis.

No jantar do dia 14, mais de 40 poetas serão homenageados pela sua atuação na Poemas à Flor da Pele, como moderadores, ativistas culturais, formatadores, organizadores de E-Books ou simplesmente como poetas. Serão entregues troféus de Destaques “Cultural e Apoio Cultural”, “Membros Correspondentes”, “Entidades Culturais, Sites e Veículos Especiais”, “Colunistas”, “Artístico”, “Dedicação à Arte e a Cultura”, “Musical”, “Produção de Ferramentas Especiais da Internet” e “Revelação Poética e Literária”

No roteiro da comemoração, está previsto o momento da entrega dos troféus aos presentes ou seus representantes; apresentação de dança do ventre pela bailarina Pátia Mihr, performance poética de Marcos Bahrone, show musical de Marco Araújo, cantor gaúcho agraciado com o Prêmio Teixeirinha em 2010 e um poeta atuante da Poemas, e de Marcos Assumpção, cantor carioca que colocou músicas em poemas de Florbela Espanca e está lançando o CD e DVD Sala de Estar.

Para a presidente da Poemas à Flor da Pele, Soninha Porto, o troféu será entregue àqueles que compartilharam e brilharam junto à comunidade, “durante essa caminhada, com sua arte e poesia. Os convites podem ser adquiridos com qualquer membro da diretoria da Poemas e o nome dos homenageados encontra-se no blog http://poemasaflordapele1.blogspot.com/2011/05/lista-oficial-dos-destaques-culturais.html

Não somente em meu nome, mas em nome da Confraria da Leitura e da Academia Catarinense de Letras, entidade a que pertenço, quero registrar meu agradecimento à presidente da Associação Poemas à Flor da Pele por incluir-me entre aqueles que serão agraciados com homenagem e troféu naquela ocasião.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

HOMENAGEM ÀS MÃES

( Pinheiro Neto/MAIO/2011)

Mais uma vez reunidos
comemoramos o dia das mães.
Ao redor da grande mesa
sorrimos, entregamos presentes;
é festa em nossos corações.

Lembramos dos dias ao tê-las conosco
lembramos das noites ao tê-las ausentes.
Ao longo de nossas vidas
sabemos o quanto nos fizeram bem
e o quanto se anularam por nós.

Proponho que somente hoje
esqueçamos a nossa revolta
em rede nacional - quase diária -
pelas mães que ainda rejeitam,
que abandonam filhos
em lixeiras
em latrinas
em esquinas.

Lembremos hoje todas as mães, sem exceção:
as que perdem e as que ganham filhos
nas batalhas das ruas sem esperança;
as que lidam com doença e com saúde
nos postos e hospitais abandonados;
as que vivem a tristeza e a alegria
nas escolas esquecidas e depredadas;
as que choram e as que sorriem
pelos filhos viciados e livres das drogas;
as que amam e as que perdoam
todos os erros e injustiças filiais.

Hoje é mais um dia das mães
- todo o dia é dia delas -
Você já abraçou e beijou a sua?