sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Confraria da Leitura-pn Edição 14





UM ESCRITOR: FLÁVIO JOSÉ CARDOZO

Nasceu em Lauro Müller, SC, em 1938, estudou na terra natal, em Turvo, Tubarão, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Frequentou o Curso de Jornalismo da PUC-RS. Trabalhou no Departamento Editorial da Editora Globo de Porto Alegre, foi diretor da Imprensa Oficial de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. É membro da Academia Catarinense de Letras.
Como ficcionista, publicou Singradura, Porto Alegre, Globo, 1970, 2a. ed. Porto Alegre, Movimento, 2002; Zélica e outros, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978, 2a. ed. São Paulo, FTD, 2001, Longínquas baleias, Florianópolis, Lunardelli, 1986, e Guatá, Rio de Janeiro, Record, 2005. Tem-se dedicado também à crônica, com larga atuação na imprensa. Publicou nesse gênero: Água do pote, Florianópolis, Lunardelli / UFSC, 1982; Sobre sete viventes, Florianópolis, Sanfona, 1985; Beco da lamparina, Florianópolis, Lunardelli / Diário Catarinense, 1987; Sofá na rua, Florianópolis, ACES, 1988; Tiroteio depois do filme, Florianópolis, Lunardelli / Diário Catarinense, 1989; Senhora do meu Desterro, Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes / Lunardelli, 1991, Trololó para flauta e cavaquinho (em parceria com Silveira de Souza), Florianópolis, Garapuvu, 1999; Uns papéis que voam, São Paulo, FTD, 2003; Duas violas arteiras (em parceria com Sérgio da Costa Ramos), Florianópolis, Bernúncia / Academia Catarinense de Letras, 2008; Sopé (com desenhos de Tércio da Gama), Florianópolis, Editora Unisul, 2009; Batuque bem temperado (em parceria com Jair Francisco Hamms), Florianópolis, Insular / Academia Catarinense de Letras, 2009. Na área da literatura infanto-juvenil, publicou O tesouro da Serra do Bem-bem, São Paulo, Saraiva, 2002. Traduziu O aleph e História universal da infâmia, de Jorge Luis Borges.
É intensa a atividade do escritor nas escolas - do nível fundamental à universidade - em decorrência da adoção e estudo de seus livros.
FJC mora em Santo Antônio de Lisboa, interior da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). (E-mail: fjcardozo@terra.com.br)

PARA LEMBRAR

Perdem o acento as paroxítonas com I e U tônicos depois de ditongo. São casos raros. Antes: feiúra, feiúme, baiúca, bocaiúva, reiúno. Agora: feiura, feiume baiuca, bocaiuva, reiuno.

POEMAS A FLOR DA PELE
O lançamento oficial da coletânea “Poemas a flor da pele” deste ano está previsto para a noite do dia sete de outubro, dentro da programação do XVIII Congresso Brasileiro de Poesia que acontecerá de 25 a 30 de outubro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Vários escritores de todo o Brasil, estão distribuindo as imagens promocionais de “POEMAS A FLOR DA PELE” em suas páginas. No Facebook Soninha Porto abriu um grupo especial para a promoção, o compartilhamento e a troca de experiências de todos os poetas participantes de livro e quem mais desejar. Queremos ver todos e cada um dos integrantes do grupo ampliando esse trabalho para que ecoe por todos os cantos do mundo esse movimento poético já consagrado.
Além do Congresso em Bento Gonçalves, dois outros lançamentos já confirmados:
- dia 22 de outubro, 19:30, na Livraria Cultura, Rua Tulio de Rose, 80, Passo da Areia, Porto Alegre/RS;
- dia 4 de novembro, 14 h, na 56ª feira do Livro, Memorial do Rio Grande do Sul, Centro Histórico de Porto Alegre/RS.


PONTO DO POETA

As águas claras
Refletem teu rosto,
Espelho da vida.
Teu rosto, meu rosto,
identificam-se
confundem-se.
Filha do corpo
da carne, do rosto;
filha da vida.
As águas refletem
teu claro rosto;
que se confunde
com meu rosto moreno.
As águas dos olhos
confundem teu rosto,
confundem meu rosto
com o rosto da(f)ilha,
com o rosto da vida.

( Este poema, intitulado Chrischelle, deu nome ao livro que lancei pela Editora Lunardelli em 1979. Trata-se de uma junção dos nomes de minhas filhas, CHRIStiane e MiCHELLE, para mim um belíssimo neologismo. A capa da primeira edição, inclusive, traz o desenho de duas meninas correndo de mãos dadas. Nesta 14 edição/postagem da Confraria da leitura-pn, quero homenagear minha sobrinha, a filha da Idione e do meu grande amigo Aurino José do Espírito Santo – o Nonô. Eles gostaram tanto que a batizaram como Chrischelle, o nome que dei ao meu segundo livro de poemas. Ela casa no próximo dia 2 de outubro. Parabéns e felicidades, menina!)
MEU BLOG: http://confrariadaleitura-pn.blogspot.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

RÉQUIEM PARA A BALEIA

( sueli tereza mazzucco mazurana)
Baleia Franca
Branca e preta
Pede socorro
- Eu não morro!

Faltou água
Não flutua
- A culpa é tua!

O ventre se arrasta
Dolorido.
Pungente
O gemido
Fere o coração.
- Não te darei perdão!


Os olhos
Fitam o homem
E cobram
Atitude
Ur-gente
- Demente!

Eutanásia, não!
A baleia quer viver!
Olha o esguicho!
Ela está consciente
Sabe o que queremos ver
- Que espetáculo!

Mas o homem
Cruza os braços
E faz planos
Sobre o cadáver
Da baleia
- Eu não quero morrer!

Museu, exposição:
Fantástico!
Uma história,
Era uma vez
Uma baleia
Franca, branca e preta
Que morreu
Cansada
De pedir
Para viver...
- Venham ver!

Baleia branca
Franca
Requiescat in pace!

Orleans, 15/09/2010.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UMA ESCRITORA


SONINHA PORTO, mulher gaúcha, de Cruz Alta, terras das Missões do Rio Grande do Sul. Estudou no Colégio Sévigné, é Bacharel em Relações Públicas pela PUC/RS (1979). Trabalhou por mais de 20 anos em banco e aposentou-se precocemente em 1998. Casou-se duas vezes e tem 3 filhos, suas obras primas..
Iniciou sua vida literária em 2002, ao entrar no mundo virtual, despertada que foi pelos versos e mensagens que recebia pela internet e pela leitura de grandes poetas, entre eles Mário Quintana, e aos poucos foi fazendo suas poesias. Em 2005, a convite de uma amiga, entrou no orkut e seu olhar voltou-se direto para o mundo poético emergente naquele site.Trabalhou como Assessora da CAPORI, 2006/2007 e não parou mais. Atualmente escreve para vários sites e blogs ligados à literatura interagindo com poetas, escritores e artistas realizando, sempre que possível, encontros e saraus para promover a poesia.Teve atuação destacada em vários concursos, principalmente na 29ª EXPOESIA, 2007, promoção da CAPORI/RS e Sport Clube Internacional, de Porto Alegre e no concurso do Blog Artistas Solidários em 2008. Tem poemas selecionados no Projeto Leitura para Todos (Companhia de Transportes Urbanos), de Belo Horizonte e já integrou o grupo de jurados do concurso realizado pela POESIARTE, Cabo Frio/RJ (2007).
Desde 2006 mostra seus trabalhos em diversos livros promovidos por entidades culturais de Porto Alegre e de outros estados, alguns também do mundo virtual.. Destaca as da CAPORI/RS, da casa do Poeta de Canoas/RS, do Projeto 24 horas de Poesia, da Editora Alcance, da Antologia Delicatta e Poetas do Café (comunidade do orkut). Em 2008 participa das Antologias dos Poetas Virtuais do Orkut, (Fortaleza/CE), da virtual do Blocos Online, de Leila Míccolis - Saciedade dos Poetas Vivos, "Intimidade" e as promovidas pelo Proyecto Cultural Sur Brasil - Poesia do Brasil e Poeta mostra a tua cara e as do V Belô Poético. Administra a Comunidade Poemas à Flor da Pele, onde realiza festivais literários, concursos permanentes e divulga autores novos e consagrados no espaço ou em E-books virtuais. O último E - book lançado, abril de 2010, pelos 4 anos da comunidade circula pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. Incentivou representantes da comunidade, de outras capitais brasileiras a realizar eventos de aniversário da Poemas, em Belém/PR, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Rio de janeiro/RJ, Londrina e São Paulo/SP. Coordenou as duas Antologias "Poemas à Flor da Pele" (em parceira com o Proyecto Cultural Sur), junto com poetas da comunidade e mais livros infantis "Poemas à Flor da Idade", todos lançados em outubro, nos anos de 2008/2009, no Congresso de Poesia em Bento Gonçalves; Este ano lança a 3ª ediçãom desta Antologia uqe é sucesso em todo o país;.
Esse trabalho a fez descobrir o rumo, o que gosta de fazer e o que faz com prazer: estar às voltas com a poesia. Lancou em 5 de novembro de 2009, na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre o seu primeiro livro: doEU.
Contatos:
smf.soninhaportoalegre@gmail.com

POETAS PARTICIPANTES DA 3ª EDIÇÃO DA "POEMAS"


1. ADEMIR BACCA - Bento Gonçalves/RS
2. ALBANO FERREIRA - Açores - Portugal
3. ANA LUIZA - Porto Alegre/RS
4. ANA MARIA LAUER – Santa maria/RS
5. ANDREA LUCIA - Rio de Janeiro/RJ
6. BETÂNIA UCHOA - Salvador/BA
7. CACAU - Porto Alegre/RS
8. CARMEN VERVLOET - Vitória/ES
9. CIVANA - Rio de Janeiro/RJ
10. CLAUDETE DA SILVEIRA - Cachoeira do Sul/RS
11. DÉBORA NEVES - Rio de janeiro/RJ
12. DOROTY DIMOLITSAS - São Paulo/SP
13. DOTY BARCELLOS – Rio de janeiro/RJ
14. DU KARMONA - São Paulo/SP
15. DYANDREIA - Região dos lagos/RJ
16. FERNANDA FRAZÃO - Bento Gonçalves/RS
17. FLÁVIA ASSAIFE - Rio de Janeiro/RJ
18. FLOR DE ESPERANÇA - Laje do Muriaé/RJ
19. GEISA GONZAGA - Brasília/DF
20. GLADIS DEBLE - Bagé/RS
21. GLÓRIA MAIA - Cardoso Moreira/RJ
22. GLÓRIA SALLES - Florida Paulista/SP
23. IARA PÁCINI - Porto Alegre/RS
24. JACQUELINE - AISENMAN Genebra/Suíça
25. JAIR PAULETTO - Porto Alegre/RS
26. JANDYRA ABRANCHES – Vitória/ES
27. JANIA SOUZA – Natal/RN
28. JL - Rio de Janeiro/RJ
29. JORGE DA MATTA - São Paulo/SP
30. JORGE DU BARBOSA - Porto Alegre/RS
31. LEINECY DORNELES - Rio Grande/RS
32. KELLY CHIABOTTO - Taubaté/SP
33. MÁRCIA FERNANDA - Porto Alegre/RS
34. MARCIA TIGANI - São José dos Campos/SP
35. MARCO ANTÔNIO - Porto Alegre/RS
36. MARIA CLARA - Porto Alegre/RS
37. MARY MAY - Rio de Janeiro/RJ
38. MILENE SARQUISSIANO – Pelotas/RS
39. MIRIA PEREIRA - Porto Alegre/RS
40. MOSES ADAM - São Paulo/SP
41. NARA LA TORRE – Porto Alegre/RS
42. NELSON - Joinville/SC
43. PINHEIRO NETO - Barra da Lagoa/SC
44. ROGÉRIO GUARALDI - Porto Alegre/RS
45. ROSAMEL - Porto Alegre/RS
46. SONIA BABY - Vitória/ES
47. SONINHA PORTO - Porto Alegre/RS
48. SUELY DE FREITAS MARTI - Curitiba/PR
49. TELMA MOREIRA - Rio de Janeiro/RJ
50. TERÊ&TERÊ - Porto Alegre/RS
51. THÉO DRUMMOND – Rio de Janeiro/RJ
52. VALLENTINE POETISA MENOR - Volta Redonda/RJ
53. VANY CAMPOS - Porto Alegre/RS
54. VERLUCI - Batatais/SP
55. WALNÉLIA - Florianópolis/SC