sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Confraria da Leitura-pn Edição 13

poetapinheironeto@gmail.com





UM ESCRITOR: NELSON HOFFMANN

Nelson Hoffmann nasceu no dia 19 de dezembro de 1939, em Roque Gonzales, RS, onde reside. Advogado, Contabilista e Professor. Ocupou diversos e altos cargos públicos, foi o primeiro Secretário do Município de Roque Gonzales, RS, e o primeiro Roque-Gonzalense a assumir a chefia do Poder Executivo Municipal. Integrante de academias e entidades culturais, correspondente de jornais e revistas, conselheiro editorial, é verbete de dicionários e enciclopédias. Considerado, por muitos, o mestre da narrativa longa na literatura missioneira, pratica todos os gêneros literários, preferindo a ficção. Traduzido nos Estados Unidos, França, Espanha e Itália, é também publicado em Portugal e Uruguai. Agraciado com troféus, medalhas e diplomas, em nível regional e nacional. Participa de inúmeras antologias, tem mais de três dezenas de trabalhos individuais publicados e seu romance A bofetada (1978) marca o início do movimento literário na região. De sua obra destacam-se ainda: Quando a bola faz a história (crônica histórica), 1992; Eu vivo só ternuras (novela), 1993; O homem e o bar (romance), 1994; Onde está Maria? (romance), 1997; Este mundo é pequeno (crônicas), 2003; Terra de Nheçu (ensaios), 2006; Uma outra face do poeta (crônicas), 2007; Leitura & divagação (crônicas), 2008; e A arte de nascer das palavras (crônicas), 2009. É autor do dístico Roque Gonzales — Terra e Sangue das Missões, oficializado por lei e, também por lei, foi homenageado com a denominação da Casa de Cultura Nelson Hoffmann.


PARA LEMBRAR

Continuam sendo acentuadas as OXÍTONAS terminadas em ÉI, ÉU e ÓI, inclusive no plural. Exemplos: herói (s), céu (s), réu (s), troféu (s), chapéu (s), anéis, anzóis, papéis.

REGISTRO

Recebi e agradeço: a) JORNAIS – Floripa Total (www.jornalfloripatotal.com.br); O Nheçuano (www.nhecuanos.com.br); Jornal do Enéas, Jornal da ANE-Associação Nacional de Escritores (www.anenet.com.br) ; Linguagem Viva (www.linguagemviva.com.br); Vaia (www.jornalvaia.com.br). b) LIVROS – de Artêmio Zanon, Bichos & Humanos, contos; Voar de asas, poemas; Auto da Língua, teatro em três atos. Da Academia Catarinense de Letras, Teatro Completo, Joaquim Antônio São Thiago, nº. 41 Coleção ACL; Imponderáveis do Destino, Silveira Júnior, nº. 42 Coleção ACL; Revista da Academia Catarinense de Letras, nº. 24, referente ao ano de 2009 trazendo poemas, contos, crônicas, ensaios e discursos de acadêmicos e outros escritores. De Nelson Hoffmann, A bofetada, romance e Terra de Nheçu, história.

POEMAS A FLOR DA PELE

Estão adiantadas as tratativas para a edição deste ano de POEMAS A FLOR DA PELE, coletânea reunindo poetas de vários estados brasileiros que tem como uma das responsáveis a incansável e dinâmica produtora cultural e escritora Sônia Maria Ferraresi, mais conhecida como Soninha Porto: smf.soninhaportoalegre@gmail.com.

Cada poeta envia cinco poemas que não precisam ser inéditos, com até trinta linhas, uma biografia com até quinze linhas e uma foto.
Cada poeta participa da coletânea com seis páginas, sendo cinco com poemas e uma com os dados biobibliográficos, recebendo quarenta livros. Um dos organizadores da coletânea e coordenador do congresso, escritor Ademir Bacca, providencia ainda a impressão de mais 20 exemplares por poeta para serem entregues nas escolas da cidade de Bento Gonçalves, Estado do Rio Grande do Sul onde, anualmente, é realizado um congresso de Poesia com abrangência nacional.

Como a edição é realizada em sistema cooperativado, os interessados podem pagar a cota de quinhentos reais em até quatro vezes.
Todos os poetas participantes são convidados a participar do Congresso de Bento Gonçalves, onde a coletânea Poemas a Flor da Pele é lançada oficialmente, numa belíssima festa de confraternização.

O lançamento oficial deste ano está previsto para a noite do dia sete de outubro, dentro da programação do XVIII Congresso Brasileiro de Poesia.
Os interessados podem colher maiores informações em http://poemasaflordapele.ning.com. Não sei se ainda é possível participar: se não der, participe no próximo ano. Vale a pena!!!


PONTO DO POETA

O azul da blusa
o rosa da face
queimada pelo sol
verão.

Teus olhos
tua fala
- Ale
(f) ilha menor
posse do coração –
remetem-me a ti
- além –
paixão maior.

(Poema para Alessandra, [minha terceira filha] pg. 73, Ciclo dos Olhos, 1998)

UM ESCRITOR: FÍDIAS TELES

Fídias Teles é Filósofo, Antropólogo, Sociólogo, Poeta, Artista e Professor de Mestrado. É autor das seguintes obras: Dimensões da Angústia Humana: 2ª edição – tratado Antropológico sobre a travessia existencial do Ser Humano. Já foi debatido na França. Os Malabaristas da Vida: 2ª edição – primeiro e único ensaio antropológico mundial da vida boêmia. Destaque às noites do Brasil. Punhos de Aço em Ponta e Faca: trabalho de Antropologia social e política sobre as misérias e esplendores do latino-americano. A Construção Antropológica do Terceiro Milênio: 2ª edição – estudo antropológico didático, mas não positivista sobre a cultura Humana. Rachaduras da Alma: seleção de textos filosóficos, poemas, crônicas, com vários desenhos do autor. Estilhaços Poéticos: livro com oitenta poemas variados: lírico, protesto, existencial, erótico. Sem limites. Filosofia Para o Século XXI: livro específico de Filosofia. Didático, mas recheado de sentimentos e de História. Pequena História da Academia Paranocatarinense de Letras: 3ª edição - história recente dos movimentos culturais no Sul, com destaque à Academia Paranocatarinense de Letras, criada pelo autor. O Brilho Cósmico dos Vivos e dos Mortos: livro metafísico, mas não tradicional. Pois envolve Parapsicologia, Religiões Orientais, Espiritismo, Filosofia Ocidental, e experiências do autor na área do insólito. Tem prefácio –orelha de Waldo Vieira , parceiro Psicografo de Chico Xavier. As Verdades Contra os Fracassos da Vida: livro que mais e 95% dos professores e estudantes gostariam de escrever, dizer o que está sendo dito Nele, mas que não fizeram.
Em agosto de 2010, Fídias Teles publica a Antologia Brasileira Diamantes, reunindo quase 60 escritores (as).
No encontro dos Escritores em Alfredo Wagner deste ano proferiu a Palestra: “O Papel Existencial do Escritor Num Mundo em Turbulências”.
Contato: fidiasteles@bol.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

POEMA DE ALMIRA LIMA

O TEMPO É AGORA...O LUGAR É AQUI...

Ó HOMEM INSENSATO...!
Agarra teu instante...
É ele tudo o que tens.

SILENCIA tuas ânsias de espera,
Aquieta tua mente...
ESCUTA teu silêncio sagrado.
EM TI.

O TEMPO segue sempre.
Não espera e nem adia.
CONFIA em TI .CONFIA no UNIVERSO.


O tempo é AGORA...
O lugar é AQUI...

A ESCOLHA É SÓ TUA....


Almira Lima///
Vivavida7@gmail.com

FLOR DE LIS - CONVITE DA ALIFLOR

O Espaço Cultural BRDE e a Associação Literária Florianopolitana têm a honra de convidar VSª. e Exma Família para o lançamento da obra Flor de Lis – Primeira Antologia da Aliflor e sentir-se-ão honrados com sua valorosa presença.
Local: Espaço Cultural BRDE
Data: 6 de agosto de 2010 - sexta-feira
Início: 19:30h

Flor de Lis - a Primeira Antologia da Aliflor é uma obra com 256 páginas de encontro com a literatura, proporcionado por 32 escritores associados da Aliflor. Nela o leitor encontrará uma variedade de categorias: contos verdadeiros ou fictícios; poemas em forma de sonetos ou em versos livres, rimados ou não ; crônicas com questionamentos do cotidiano, de autoajuda e autoconhecimento; resenhas de um romance; depoimentos sobre tabagismo e alcoolismo; recolhas e histórico sobre as Festas do Divino; reflexão sobre Religiosidade...Temas variados que nos dizem do Amor, da Paz, do Viver Bem, do Enlevo , da homenagem à Terra Pátria, ou Rincão Floripa, da necessidade de extravasar os mais profundos sentimentos .
Neste evento,você terá a oportunidade de conhecer os autores que lá estarão para um bate- papo e sessão de autógrafos, seguido por um delicioso coquetel, regado a cultura, alegria e descontração.
Prestigie a literatura de autores da terra!

VITTORIO DE SICA NA FUNDAÇÃO BADESC

O Cineclube Italiano da Fundação Cultural Badesc, realizado em parceria com o Centro di Cultura Italiana, não poderia deixar de lado um dos mais importantes diretores da Itália. O Ciclo de agosto é todo dedicado às obras de Vittorio de Sica. Nascido no interior da Itália, Vittorio começou a carreira atuando nos palcos. Logo já era considerado um dos galãs do cinema italiano. Seu primeiro filme como diretor foi Rose Scarlatte (1939). "Me tornei um diretor porque precisava expressar esse meu pequeno mundo interior", disse certa vez.
Cinco produções mais tarde, o diretor ganha o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1946 por Vítimas da Tormenta. Imprimindo seu estilo neorrealista, Vittorio não utilizava muita técnica e queria sempre cenas cruas. Seu trabalho foi reconhecido mais duas vezes pela academia americana por Ladrões de Bicicletas (1948) e O Jardim dos Finzi-Contini (1971).
Além dos filmes com os quais ganhou o Oscar, o italiano também se destacou pela direção de Umberto D. (1951), Boccaccio 70 (1962), Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Matrimônio à Italiana (1964) e Os Girassóis da Rússia (1970), que já foi exibido em maio com platéia lotada e será reapresentado.
As exibições dos filmes de Vittorio de Sica ocorrem a partir das 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. Sempre às terças-feiras. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (48) 3224-8846