quinta-feira, 20 de maio de 2010

CONFRARIA DA LEITURA-pn 10 (poetapinheironeto@gmail.com)


(Fortaleza da Barra da Lagoa - Foto Marcelo Pinheiro)



O QUE É LEITURA – Sem o “substratum” lingüístico, não existe leitura, porque os símbolos impressos nada significariam para o leitor. Palavras são símbolos e não têm significação por si mesmas. O sentido que o leitor lhes empresta depende de sua experiência prévia.


FEIRA CATARINENSE DO LIVRO - De 20 a 29 de maio, sempre das nove às vinte horas, no Largo da Alfândega, ocorre a III Feira Catarinense do Livro. Trata-se de uma promoção da Câmara Catarinense do Livro, onde, além da tradicional exposição, venda de livros e sessões de autógrafos, os interessados podem desfrutar de recitais de poesia, contação de histórias, bem como conhecer e conversar com escritores da terra.
Visite a Feira, visite o estande ESCRITORES DA ILHA e conheça um pouco mais sobre a literatura produzida aqui. De parabéns a CCL e também Janice Pavan, esta pelo empenho e dedicação em prol da divulgação de todos nós, escritores ilhéus.

VÍCIOS DE LINGUAGEM - Tautologia: é o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
Todos conhecemos as famosas expressões 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros,como podemos ver na lista a seguir:

elo de ligação/ acabamento final/ certeza absoluta/ quantia exata/ nos dias 8, 9 e 10,inclusive/ juntamente com/ expressamente proibido/ em duas metades iguais/ sintomas indicativos/ há anos atrás/ vereador da cidade/ outra alternativa/ detalhes minuciosos/ a razão é porque/ anexo junto à carta/ de sua livre escolha/ superávit positivo/ todos foram unânimes/ conviver junto/ fato real/ encarar de frente/ multidão de pessoas/ amanhecer o dia/ criação nova/ retornar de novo/ empréstimo temporário/ surpresa inesperada/ escolha opcional/ planejar antecipadamente/ abertura inaugural/ continua a permanecer/ a última versão definitiva/ possivelmente poderá ocorrer/ comparecer em pessoa/ gritar bem alto/ propriedade característica/ demasiadamente excessivo/ a seu critério pessoal/ exceder em muito .

Podemos perceber facilmente que todas essas repetições são dispensáveis.
Por exemplo: 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias.

TEATRO COMPLETO – Este é o título do mais novo volume da Coleção ACL (nº. 41) que reúne três peças de Joaquim Antônio de São Thiago: “ A Enjeitada”, “A Órfã” e “Vicentina”.
Segundo Sérgio da Costa Ramos, na segunda orelha do livro: “O teatro de Joaquim Antônio de São Thiago é uma ode à família como epicentro do equilíbrio do ser humano. Um teatro de ‘valores humanos’ que se expressa por uma intensa ação dramática, em que o autor revela sua simpatia pelo pequeno, pelo desamparado, pela vítima do homem imperfeito, empedernido ou cruel – temas universais que permearam a obra de um Victor Hugo (Os Miseráveis) ou de um Charles Dickens (Oliver Twist).
É hora de Santa Catarina conhecer melhor os seus autores, especialmente este dramaturgo – um verdadeiro romântico, que imprimia à sua ficção doses balanceadas de sofrida realidade. Mas que, por convicção, nunca deixava o “Mal” prevalecer ou o “Bem” soçobrar. Seu humanismo flutuava como o bom ‘plâncton’, sem o qual os oceanos não vivem”.

VAMOS NAVEGAR? – Abriu recentemente uma nova livraria na Lagoa da Conceição. Trata-se da Navegar, que já funciona há tempos em Garopaba. Com um acervo excelente, esperamos que seu proprietário dê um tratamento especial à literatura produzida pelos autores catarinenses (e pelos que escolheram o estado para viver). Uma estante específica só com esses autores seria uma boa, que tal? Ah, a Navegar fica no Condomínio Villa Paradiso, Av. Afonso Delambert Neto, 664, loja 03. www.livrarianavegar.com.br

PARA LEMBRAR – Ainda sobre o acento diferencial: a) Deixa de ser usado para diferenciar os pares: pára, pólo, pêlo e pêra, antes acentuados, passam agora a ser escritos sem acento: para, pólo, pelo e pera. b) Será opcional (facultativo) em FÔRMA e FORMA (Exemplos: A FÔRMA do bolo / A FORMA do atleta).

PONTO DO POETA

(hoje, dedicado a Nelson Hoffmann)

A Terra
aterra
o aterro.

Vermelho barro
areia dragada
adentram o mar.

Espaço útil
silêncio inútil
a trafegar.

Carros a(r)mados
desa(l)mados homens
procuram descobrir
o amor asfaltado.

(Aterro, pg. 45, IRIAMAR, 1978)

sábado, 15 de maio de 2010

JOEL PACHECO FOTOGRAFA PONTE HERCÍLIO LUZ



SOBRE A EXPOSIÇÃO

Até o dia 25 deste mês, das 10 às 22 horas, o fotógrafo e amigo Joel Pacheco está no Shopping Iguatemi, piso L3 com uma exposição sobre o maior cartão postal catarinense, a Ponte Hercílio Luz.
Segundo Joel, esta exposição tem por finalidade, realçar este importante marco tecnológico da Engenharia em Santa Catarina e homenagear os profissionais e operários, que estão se dedicando em recuperar e preservar este importante patrimônio histórico catarinense.
Seu intuito também é a divulgação do patrimônio cultural e arquitetônico da cidade de Florianópolis, colaborando na construção da sua história, através da educação patrimonial.
Monumento de elevado valor histórico e paisagístico, a Ponte Hercílio Luz é o símbolo mais popular da Capital, um marco decisivo para o desenvolvimento de Florianópolis, pois diminuiu o seu isolamento do restante do território catarinense, já que até então, o acesso à Ilha de Santa Catarina era feito apenas por embarcações.
Originalmente foi projetada para sustentar a pista de rolamento, uma via férrea, uma passarela de pedestres e a adutora de abastecimento de água de Florianópolis.
Projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman e construída pela firma norte-americana Buington & Sundstrom, a obra começou com os trabalhos de sondagem em 1922, mas só foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
O nome da ponte foi uma homenagem prestada a Hercílio Luz, que se esforçou para autorizar o Estado em 1919 a contrair um empréstimo no valor de 5 milhões de dólares, financiado por diversos bancos norte-americanos.
Tem 821 metros de extensão e 339 metros de vão central. As torres metálicas medem 74 metros de altura. Para a época em que foi construída, apresentava várias inovações que a colocaram como obra pioneira e da maior expressão no campo da engenharia, tanto no Brasil quanto no exterior. O piso original de madeira foi substituído por asfalto em 1960.
Pode-se admirar melhor a Ponte no mirante e praça ao seu lado, onde se destaca a estátua do governador do Estado de Santa Catarina - engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz, falecido em 20 de outubro de 1924, antes da inauguração efetiva da Ponte.

A exposição é composta por 40 fotografias (20 horizontais e 20 verticais) coloridas com tamanho 30x45 cm montadas sobre paspatur de placa “PS” de 45x60 cm e complementada por um banner de 90x120 cm de apresentação, contendo informações históricas sobre a Ponte Hercílio Luz.


SOBRE O FOTÓGRAFO


Joel Pacheco nasceu em Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, é arquiteto, fotógrafo e programador visual; pesquisador de tema como paisagem, etnografia e cultura popular.
É autor dos Livro “Florianópolis a 10ª Ilha dos Açores - o encontro das origens” e “A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina”.
Editou várias exposições fotográficas; publicou diversas imagens vinculadas ao Patrimônio Cultural em Florianópolis e Açores em livros, jornais, cartões postais e telefônicos:
Florianópolis Memória Urbana, Agenda 21 Florianópolis, Atlas do Município de Florianópolis, Transporte Coletivo em Florianópolis, Fortes da Cidade, Circuito Cultural de Florianópolis, Patrimônio Histórico de Florianópolis, Fortalezas de Florianópolis, Açores-Portugal, Corpus Christi - Florianópolis, Janelas de Florianópolis, Florianópolis Antiga, Arte Rupestre - Florianópolis, Jornal Lusitana - Canadá, Revista Digital Seixo Review Artes & Letras - Canadá.

contatos
Arq/fot. Joel Pacheco arquitetojpacheco@gmail.com
Fones 48-33644143 - 9971-4143
BLOG http://arquitetojoelpacheco.blogspot.com/

ELISA ZATTERA EXPÕE EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Cores e formas intensas
marcam esta exposição


A ousadia dos formatos e
das cores fortes da exposição
“Arte à Flor da Pele” poderá
ser conferida a partir da próxima
segunda-feira (10), na
Galeria de Arte de Balneário
Camboriú. A abertura foi realizada
na noite de ontem (7),
com a apresentação do Quarteto
de Cordas de Balneário
Camboriú.
O conjunto de esculturas faz
parte de uma fase na carreira
em que a artista plástica Elisa
Zattera, de Caxias de Sul, procura
expressar o movimento
constante da vida. “Independente
da fase, represento o sentimento, que para mim é o que nos move. Este movimento sinuoso é geralmente
intenso, por isso uso cores fortes, para representá-lo.
Por outro lado, procuro não perder a suavidade, e por que
não dizer, a sensualidade”,disse a autora..
As características do feminino estão bem representadas nas obras de Elisa, segundo a própria artista, através das formas, vezes intensas, vezes doces e suaves.Elisa iniciou nas artes lecionando em escolas por oito anos. Depois disso foi em busca de aperfeiçoamento e da experimentação de novas técnicas. Começou trabalhando com painéis, sempre com materiais alternativos,como ferro e madeira. “Os recortes começaram a aparecer e quando percebi estava fazendo escultura planas. Daí foi um pulo para fazer esculturas
tridimensionais”, pontuou Elisa.
“Arte a Flor da Pele” segue
disponível para visitação até
28 de maio. A Galeria de Arte na Rua 2412, nº 111.